domingo, 18 de março de 2012

1984 - George Orwell



"Uma pessoa que crescesse com a Novilíngua como única língua não mais saberia que a palavra igual, antigamente, tinha um significado secundário de igualdade política, ou que livre, antigamente, significava intelectualmente livre e que, por exemplo, uma pessoa que nunca tivesse ouvido falar em xadrez teria conhecimento dos significados secundários relativos a rainha e torre."

"As massas nunca se revoltarão espontaneamente e nunca se revoltarão apenas por serem oprimidas. Com efeito, se não se lhes permitir ter padrões de comparação, nem ao menos se darão conta de que são oprimidas."


George Orwell é um pseudônimo do jornalista e escritor inglês Eric Arthur Blair, que ficou conhecido por suas obras de cunho político, que influenciam até hoje nossa cultura. Suas obras de maior repercussão são Animal Far (A Revolução dos Bichos) e Nineteen Eigthy Four (1984).

Em 1984, Orwell narra a tentativa de Winston Smith, personagem principal do enredo, de se rebelar contra o regime do Big Brother, o Grande Irmão, e sua ideologia totalitária, o IngSoc. O alerta que se quer fazer é o de que, se não combatido, o totalitarismo pode prosperar em qualquer lugar.

A trama, bastante envolvente, se passa num megabloco imaginário, denominado de Oceania, em que o Grande Irmão tudo sabe e tudo controla. Ao longo da narrativa, acompanhamos as tentativas de Winston e sua amante, que foi quem o despertou para a opressão que o IngSoc imprimia às pessoas, de driblar o Partido. Vamos sofrendo, nos angustiando e percebendo, juntamente com eles, como as coisas, de fato, são.

Leitura obrigatória. Indico, também dele, A Revolução dos Bichos, um opúsculo, de fácil leitura e agradabilíssimo.

Que os alertas de Orwell não sejam esquecidos.





Nenhum comentário: