domingo, 18 de março de 2012

Cem Anos de Solidão - Gabriel García Márquez


Cem Anos de Solidão é a obra mais famosa do colombiano Gabriel García Márquez, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1982. A obra, tida como uma das mais importantes da América Latina e que já vendeu mais de 30 milhões de cópias desde o seu lançamento, se passa na cidade imaginária de Macondo e conta a história de seus fundadores, os Buendía, desde a fundação da cidade até sua 6ª geração, quando a estirpe, condenada a cem anos de solidão, é extinta.

A narrativa se passa num tempo e espaço próprios e envolve vários elementos fantásticos, contados de forma tal que nos parecem verossímeis.

José Arcadio Buendía e Úrsula Iguarán, primeira geração dos Buendía, tiveram três filhos: José Arcadio, Aureliano e Amaranta. A história se desenvolve em torne desta geração, seus filhos, netos, bisnetos e trisnetos. A única personagem que sobrevive por todas as seis gerações da família é a matriarca Úrsula Iguarán. Ao longo do livro, vai se percebendo que os "Josés Arcadios" possuem características próprias, bem como todos os "Aurelianos", que têm a missão de desvendar os misteriosos pergaminhos de Melquíades, amigo de José Arcadio Buendía, que escondem a história da família.

Cem Anos de Solidão é um dos livros mais interessantes e originais que já li na vida. Não consigo pensar em nenhum outro que sequer se aproxime deste. Recomendo demais sua leitura. Estou certa de que não irão se arrepender.



Nenhum comentário: