domingo, 18 de março de 2012

Contra a Parede


Contra a Parede é um longa alemão de Fatih Akin, lançado em 2004, que narra os dramas e choques culturais do turcos radicados na Alemanha. A trama gira em torno de Sibel (Sibel Kekilli), uma jovem turca que deseja levar uma vida como a de toda jovem alemã, e Cahit (Birol Ünel), um quaretão que se tornou autodestrutivo após perder a mulher.

Ao se encontrarem em uma clínica psiquiátrica, Sibel convence Cahit a casar-se com ela. Seria um casamento de fachada, apenas para ajudá-la a livrar-se de sua família turca tradicional, de modo que eles seriam livres para envolver-se com quem quisessem e ela bancaria a vida a dois. Após muitas tentativas por parte de Sibel, Cahit aceita casar-se com ela.

Após algumas cômicas visitas à casa dos pais de Sibel, os dois se casam e passam a morar juntos. De início, a liberdade agrada. Mas, com o tempo, as coisas começam a mudar e é aí também que se complicam.

É a velha história de sempre, dos diferentes que se apaixonam, mas com um pouco mais de energia. Depois de certo tempo, os personagens, culpados, se domesticam e a trama perde um pouco de sua força inicial, se torna previsível. Mas, ainda assim, Contra a Parede merece ser visto. Recomendo.

Nenhum comentário: