domingo, 18 de março de 2012

Crônica de uma Morte Anunciada - Gabriel García Márquez


Crônica de uma Morte Anunciada foi o primeiro livro que li, muitos anos atrás, de Gabriel García Márquez. Confesso que, à época, fiquei frustada. Por se tratar de um García Márquez, superestimei-o.

A história, narrada como se fosse uma matéria jornalística, cuida do assassinato de Santiago Nasar pelos irmãos Vicário, em virtude de aquele, supostamente, ter deflorado Ângela Vicário, irmã destes, o que a fez ser devolvida por Bayardo San Román após o casamento deles.

Como, naquela época, dívidas de honra eram pagas com a morte do ofensor, os irmão Vicário, embora não o quisessem, foram compelidos a ceifar a vida Santiago, em virtude da acusação que lhe fora imputada. Assim, a trama se desenrola em tentativas sempre frustradas de que alguém impeça que o feito ocorra. 

Toda a população sabe do que irá acontecer a Santiago, menos ele próprio, que, por acasos do destino, nunca toma conhecimento de sua morte anunciada.

O livro - um opúsculo, na verdade -, embora, como dito, não tenha me agradado a priori, não é de todo ruim. Quem sabe, num tarde tediosa, quando não tiverem o que fazer, esse livro lhes será de grande valia, oferecendo-lhe boa companhia nessas horas vazias. E, acreditem-me, como ele é fininho, vocês não vão querer largá-lo até saber que final, enfim, teve Santiago Nasar.

Nenhum comentário: